Como é difícil falar o que é preciso, na hora certa, para a pessoa certa e de forma clara. Não me
interpretem mal aqui, não estou falando sobre a incapacidade de ser franco, o que também é um problema
sério, manifestado por uma grande parcela da população. Refiro-me a incapacidade que temos em nos
manifestarmos de maneira direta, sem rodeios e compreensível.
Comunicar é muito diferente de falar, você sabia não é? A fala representa apenas 7% do contexto geral da
comunicação. A clareza e a forma de expressão assumem, neste sentido, papel primordial para executar
com precisão um processo de comunicação. E ser claro e comunicativo no mundo dos negócios faz toda a
diferença.
Para exercitar este processo, existem alguns gatilhos que ajudam a melhorar a comunicação tornando ela
mais clara, simples e direta. Um deles diz respeito à redução de ruídos nos processos de comunicação. É
necessário saber como comunicar e o qual a mensagem. Distorções de informação são muito ruins,
minam um time. Evite a “rádio corredor”, sendo claro e direto com os teus colaboradores.
Na mesma linha que a mensagem vai, ela volta. A comunicação é também uma via de duas mãos, neste
caso, o feedback é essencial para avaliar o desempenho da equipe e alinhar teu time com o planejamento
de metas ou objetivos. Até o hoje a resposta do “fala na cara” que é o feedback ainda é o melhor
termômetro das relações e comunicação institucional.
Para evitar atropelos, e conteúdo perdido, registre essas informações. O que for verbal, transmita por
vídeo chamada, cujo acesso pode ocorrer após a transmissão, ou faça boletins e dispare por e-mail. Ao se
posicionar diante dos teus liderados, lembre-se, que a fala é apenas 7%. O resto todo estará ali, em xeque.
Explicar é diferente de mostrar como se faz. Conteúdo é conteúdo, ensinamento é ensinamento. Para ter
eficiência nesta fase, tente mostrar como se faz, ancorado na teoria, na divulgação desta teoria. Teu
colaborador agradece e torna-se parte efetiva neste fluxo de troca de informações e experiências.
Por fim, para ser claro, às vezes é necessário ser repetitivo. Não há problema nisso, muito pelo contrário,
pois a prática e a perseverança, que caminham juntas com o aprendizado são técnicas de repeteco
exaustivo em busca da perfeição. Se você for o líder do seu time é importante que você seja claro. Sua
postura que fará com que a equipe aumente a produtividade e desenvolva a cultuara de participação,
ambos predicados que são muito caros à gestão de uma empresa hoje.

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