Em meio à correria gerada pela pandemia do novo coronavírus, nos vimos encurralados em nossas rotinas. Se já estávamos no limite de nossas atividades, a sensação agora é que nos tornamos iguais a propaganda do Itaú, na década de 1990, no advento dos terminais eletrônicos: 30 horas – seis na agência e 24 horas em qualquer lugar.

Estudos norte-americanos revelam que os grandes executivos das principais corporações ao redor do mundo gastam muito tempo em suas tarefas e acabam esquecendo de si. O principal problema nisso, é que nosso tempo, assim como boa parte dos recursos no mundo é finito.

Diferente é a nossa energia. Essa que é a nossa capacidade física de trabalhar vem de diferentes fontes, renováveis. Por isso, comum é perceber entre aqueles que dobram sua jornada, que parecem nunca desligar, vigor para executar suas tarefas, vindo dessa energia renovada diariamente.

Mas a discussão aqui é o tempo, finito. E torna-se cada vez mais precioso para podermos com saúde enfrentar nossos desafios comerciais e profissionais, colocados à prova de tudo a partir de agora, neste novo mundo que se descortina.

Se eu posso te dar uma dica aqui, não deixe de reservar um tempo para os teus. Abrace seus filhos, esposa, marido – companheiros. Lembremo-nos que a vida profissional também está ligada às nossas experiências pessoais e necessitamos ter um tempo para nós mesmos.

A segunda dica é, exercite-se. Galileu Galilei, entre várias bandeiras defendia que a mente sã era templo de um corpo são. Passar horas e horas a fio, trabalhando não deixa nenhuma mente sã. Para manter a cabeça em ordem, tenha hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos.

Por fim: durma bem. Lembre-se que até mesmo as máquinas precisam descansar. Uma certa época da minha vida eu dizia que teria a eternidade para descansar, que tinha que produzir exaustivamente pra prosperar, uma visão bem antiquada da mundo do trabalho, sim, eu admito. Uma amiga me disse, em um lampejo de lucidez – dela, é claro – para quem dorme pouco, a eternidade chega mais rápido… Bom, desde então, penso duas vezes antes de sacrificar uma noite em detrimento do trabalho.

Lembre-se que para superar toda esta situação é necessário ter saúde. Não esqueça que a saúde vem de bons hábitos, e o uso do tempo é um deles. Aproveita que hoje é Dia do Trabalho, feriado para a maioria, e descansa. Curta tua família, teus PETs, tuas séries e tire um tempo pra ti. Use teu tempo de forma correta, ele é finito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.