Nossos projetos são feitos de nós mesmos, afinal, somos humanos e este é nosso grande trunfo sobre todas as outras coisas do mundo. Então, caríssimos, lhes pergunto, já no início desse nosso artigo: como mudar as organizações em modificar as pessoas que nelas estão? Impossível, mudar as empresas sem mudar as pessoas, sempre.

Se quiseres mudar a tua organização, comece pelos teus funcionários, deveria ser o décimo primeiro mandamento. Ou o primeiro, para o mundo dos negócios.

Muito se fala em colaborador, não funcionário. A explicação é tão óbvia quanto deveria ser o comprometimento do dono da empresa com seus funcionários e o entendimento é igualmente bem fácil de ter-se. Siga-me.

Quando queremos ter sucesso no empreendimento, seja ele o que for, não precisamos primeiro contar com o comprometimento e engajamento de nossa equipe? Sim… Ela que executa nossos planos, desejos e sonhos. Foi sonhando com um futuro promissor que um dia decidimos empreender. Os objetivos podem ser diversos, mas a finalidade de todos nós é a mesma: obter lucro – e isso não é feio – para manter nossas vidas, projetos e famílias.

Para ter lucro, necessitamos de nossos funcionários, por isso, temos que vê-los como colaboradores neste projeto maior e coletivo. Eles também têm metas, desejos e sonhos. Nós os ajudamos com salário, benefícios e empregos. Eles, nos ajudam com a cooperação, a colaboração. Por isso, para mudar algo em sua empresa, mude a forma como os colaboradores veem você e a sua postura.

Mas a mudança não é fácil, mudar mexe com a vida de tosos, quando se fala em mudança, criam-se perspectivas e novos projetos em meio à dúvida e o desconforto de fazer algo novo. Não tenhamos medo destas mudanças e aproveitemos para coloca-las em prática todos os dias.

Por Marcos Aurélio Delavald
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.
Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.