Uma recente pesquisa do Kantar Media Ibope revela que apenas 1% dos usuários das redes sociais se envolve de forma espontânea com o emissor da mensagem
Difícil é pensar em uma rede social e não considerar o engajamento com os seus usuários. Estar on-line é a possibilidade de interagir com o público, ouvir e perceber como se comportam os consumidores, e, mais que isso, monetizar esta experiência. Seja por meio da venda ou da fidelização do consumo. Por isso, lembrai-vos do engajamento, sempre.
Uma recente pesquisa do Kantar Media Ibope revela que apenas 1% dos usuários das redes sociais se envolve de forma espontânea com o emissor da mensagem. Outros 9% se interessam pelo conteúdo, mas não mexem. Inacreditáveis 90% da massa de usuários das redes não toma iniciativa. É preciso “cutucar” toda esta gente.
Especialistas de marketing digital têm na ponta da língua o que é o engajamento nosso de cada dia. A ferramenta mais importante, vendida a peso de ouro pelo Facebook, por meio de seu sistema de impulsionamento. Faça um teste: publique um conteúdo qualquer e ordene ao Facebook que promova ele. O lead – reação formada pelo leitor –, para engajamento é a mais cara no sistema. O Facebook não é bobo.
Quando você pensar em mobilizar seus seguidores – consumidores, por meio das plataformas digitais, fatalmente você estará falando em engajamento. Ele é uma parte crucial da estratégia de marketing on-line de uma marca. Todas as organizações têm todo o interesse em desenvolver seus próprios sistemas de engajamento, sendo criativos e cultivando sua originalidade.
Segundo o Kantar Media Ibope, 75% das pessoas pesquisados em um levantamento sobre engajamento disseram sentir que pertencem a uma comunidade, pertencer a uma comunidade é o que mesmo? Quando o assunto é marca, o índice é mais favorável ainda. Metade dos consumidores ouvidos estão dispostos a participar de uma comunidade da sua marca favorita.
A chave será entender verdadeiramente as percepções significativas na conexão de conjuntos de dados para aprimorar o marketing e a comunicação da marca, chegando até o objetivo deste público que é tão participativo quando está mobilizado.
até a próxima semana
Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.