Todas as vezes que me perguntam o que é ser feliz eu respondo que ter felicidade é ter foco. Ora esta afirmação pode parecer vazia, no entanto, saiba que a imensidão do oceano cabe na palavra felicidade e ela é o reflexo de nossas ações no campo profissional, nosso estado emocional reflete o que somos no mundo.

Vamos voltar ao tema: felicidade e foco. Felicidade por me sentir uma pessoa mais completa hoje que há alguns meses. Por ter uma pessoa que depende de mim e pelo lampejo de acreditar que fiz algo bom para o mundo. Foco, para gerenciar toda esta felicidade e saber da importância que as minhas ações promovem na vida dos que dependem de mim de forma direta ou indireta.

Por isso que deter a felicidade é estar plenamente focado em seus objetivos. Não existe realização sem desejo. Não é possível viver sem ser feliz, assim como é impossível existir sem planejar, traçar e objetivar. Noutras palavras, focar.

O ano que passou foi muito complicado, diz a maioria. Eu também digo. O ano de 2019 não foi, nem de longe, aquilo que gostaríamos que tivesse sido. A economia rastejou, não cresceu, nossos rendimentos não aumentaram e apenas sobrevivemos. Porém o foco na felicidade que será alcançada quando tudo melhorar foi o fermento para impulsionar nossas ações durante o ano passado, rumo ao sucesso que ora chegará.

Tenhamos foco para realizar os nossos projetos em 2020, para que alcancemos juntos a felicidade ao fim de mais este novo ciclo cheio de oportunidade que recém iniciou.

Situações difíceis como perda de emprego, ou uma discussão com um colega tóxico ou ainda o rompimento com uma pessoa querida, drenam nosso foco para estas situações. Tudo aquilo de ruim que aconteceu não vai mudar, já foi. Cabe-nos a forma de encarar estas circunstâncias e tocar a vida, com o foco na felicidade. A técnica é olhar para a questão sobre o ponto de vista positivo, do que tiramos de bom daquela situação quando superada. Faça o exercício do copo.

Em um copo tipo Americano, coloque água até a metade. Observe e conclua: se o que você vê é um copo meio cheio, seu otimismo está em alta e você está no caminho da felicidade, focado em seus resultados. Se o que você enxerga é um copo meio vazio, reprograme-se. Seus resultados dependerão de como você vê a vida, as dificuldades e onde está o foco na sua felicidade. Pense nisso!

Por Marcos Aurélio Delavald
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.
Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.