O relatório anual do Kantar Media Ibope mostra que mais de 80% das vendas on-line têm alguma ligação com comportamento nas redes sociais
Já falamos muito aqui sobre vendas on-line, posicionamento de marcas, compras feitas no meio digital, que convergem para sua loja física. Mas por qual meio as pessoas se conectam com sua empresa? Qual é sua rede favorita, você tem uma, não é mesmo? E mais, por quais delas você já consegue fazer negócios.
O relatório anual do Kantar Media Ibope mostra que mais de 80% das vendas on-line têm alguma ligação com comportamento nas redes sociais, gostos e preferências dos consumidores, ditos de alguma forma em uma das plataformas digitais sociais, isto é fato.
Vamos à elas… O Facebook acaba tendo a melhor interface para operacionalizar anúncios e atingir seu público. A turma de Mark Zucherberg caprichou no quesito funcionalidade, pois quem anuncia no Facebook sabe que colhe, sempre. O Instagram, febre para marcas anunciarem seus produtos também já tem uma espécie de shopping, que além da postagem tradicional permite que as marcas façam catálogos de produtos que podem ser vendidos com a facilidade de um clique.
Na mesma corrente vem o vovô Twitter, ora usado apenas para notícia, a empresa já experimenta formas de tornar viável a venda eletrônica por meio de sua base, ao exemplo do que o Google Shopping faz hoje.
É preciso entender uma coisa, de uma vez por todas. Ninguém mais pode ficar de fora das redes sociais, do mundo digital, e ponto. É preciso estar presente, pois o consumo mudou. Ainda existem empresários que discutem a abertura de lojas físicas aos domingos e feriados, que piada. O consumidor compra de madrugada, quando perde o sono.
Enquanto espera o ônibus, o voo. Não tem mais essa. Sua marca e seus produtos não podem ficar alheios a este movimento, pois segundo especialistas, este é um caminho sem volta.
E com relação a grande oferta de vitrines virtuais nas redes, listamos neste artigo apenas as mais conhecidas. Snapchat, Printset também são redes sociais antenadas ao marketing digital, porém menos comuns.
Se o seu público consimidor é do Rio Grande do Sul, da nossa região (Lajeado – Vale do Taquari), Facebook e Instagram são seus melhores amigos, saiba disso.
até a próxima semana
Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.