O ano novo chegou. Carregado de sonhos, esperança e de planos, 2019 será o momento de colocar tudo aquilo que tratamos até aqui em prática. A ideia é fazer com que este seja o momento a “virada de chave” em sua empresa. O ano que marcará a sua atuação mais bem preparada e o forte posicionamento de sua marca no mercado. Vamos lá, porque o tema agora é marketing.
Marketing é um termo norte-americano que se usa com muita força desde a década de 1950, ou seja, há quase 70 anos, e representa a importância do mercado onde se está inserido. Marketing vem de mercado.
O próximo ano não deve trazer nada de muito grandioso no que se refere a novas tecnologias para explorar o marketing. As organizações terão chance de fincar suas marcas com o que está disponível e fazer disso um meio de aprendizado às tecnologias e o uso das ferramentas já incorporadas ao marketing. Aplique inteligência no uso destas ferramentas, quanto não souber, cerque-se de conhecimento e de gente competente. Não é feito pedir ajudar, tampouco reconhecer quando não se sabe algo. Deixe na mão de especialistas e confie neles.
As redes sociais continuarão sendo o canal mais dinâmico de comunicação com seu público amplie suas campanhas e divulgação. Faça postagens atraentes, provoque o engajamento do público e verás que o resultado aparece.
Utilize o WhatsApp como uma ferramenta a seu favor. Fale com seus clientes, ouça-os por meio deste app e venda. Venda tudo, também por ali, cada vez mais o consumidor quer comodidade, entre na onda dele que está sempre no “zap-zap”.
Faça tudo isso sem descuidar de uma coisa muito importante: sua reputação, on e off. Não adianta estar antenado com tudo, investir em equipe, controlar caixa e recursos e planejar investimentos e a qualidade caiu. Avalie constantemente seu trabalho, esteja aberto a críticas e sugestões. Saiba que às vezes, quem está de fora pode contribuir muito com seu negócio. Como já falamos no tópico “pessoas”, eles são a nossa razão de existir. São eles que dizem se somos bons ou não.
Espero que tenha contribuído, e que a partir de agora, tenhamos o hábito de planejar nossas ações sempre. Um excelente ano para todos nós, de muitos negócios positivos e de muita leitura e discussão em nossa coluna semanal.
Marcos Aurélio Delavald