
Uma pesquisa feita pela britânica Deloitte revelou que 58% das compras realizadas em lojas físicas ocorrem a partir de buscas na internet
A pergunta que dá título a este escrito parece obsoleta, a final, a tecnologia digital começou na década de
1970, e cá estamos, quase 50 anos depois, ainda falando em mundo digital… Por ora, não.
Me dirijo hoje a você, que como eu é empresário, vive do consumo dos seus clientes e precisa inovar
sempre. Uma pesquisa feita pela britânica Deloitte revelou que 58% das compras realizadas em lojas
físicas ocorrem a partir de buscas na internet. Por isso, eu volto a perguntar: você está preparado para o
mundo digital?
Os especialistas chamam isso de Digital First Retail, eu chamo de influência dos canais digitais no
comportamento do consumidor, na decisão de compra, e sobretudo, na importância de se construir uma
presença digital tão sólida quanto os pilares que sustentam o prédio da sua loja física.
Acabou o tempo do amadorismo, o consumo é exigente. Dita as regras, modifica parâmetros e força as
organizações a se modificarem constantemente. É importante pensar nisto, e principalmente discutir.
Cada centavo investido em tecnologia digital monetiza bons negócios num futuro muito próximo. Graças
ao “Google nosso de cada dia”, as empresas que acertam a mão no meio digital se sobressaem das outras,
tornam-se visíveis e conquistam a simpatia do consumido, em um clique.
Nas próximas duas semanas, me atreverei a falar um pouco mais sobre as estratégias e tendências digitais
para o seu empreendimento. Se eu fosse você, não perdia esta coluna.
Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.