O ano de 2010 foi uma ano especial para mim, foi um ano de transformações profissionais e desenvolvimento de características fundamentais para minha evolução. Hoje, olhando para trás, percebo isto, mas durante o ano foi conturbado. Dúvidas, impasses, dependência de tomada de decisão, tudo necessário para o desenvolvimento, mas que muitas vezes minha impaciência empreendedora não têm a tolerância ideal para esperar.

Na Unisenior, projeto que entrei para apoiar o meu amigo pessoal e empreendedor nato Luiz Fernando Ferreira, tivemos um ano de recuperação. Após 2009, que teve saída de sócios e muitas mudanças organizacionais, era necessário fazer um ano de 2010 de resultados extraordinários. Estruturamos uma estratégia para área de negócios inovadora, elogiada e analisada por colaboradores, fornecedores e especialista como “o modelo organizacional do futuro”, instalado e em operação precisa de tempo para que traga os resultados esperados, vamos observar como isto ocorrerá nos próximos anos. Um modelo de gestão em rede, com autonomia e capacidade de aprendizagem própria não é simples de ser implantado, mas oque podemos perceber é que ele suporta mudanças e aprende, ou seja, é o orgânico. Quem sabe muito em breve não teremos um grande case de sucesso para debater nos veículos especializados.

Na área Acadêmica, tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas que me estimularam a uma maior dedicação para a academia, levando o conhecimento adquirido de mercado para os “famintos” alunos dos cursos de especialização e pós-graduação da área Comunicação. Entre estes profissionais eu gostaria de destacar os professores(as) Elizete Kreutz, Francisco Más, Christine Bahia e Cintia Carvalho, pelo apoio, incentivo e dedicação comigo nesta área. Adoro a sala de aula, me sinto muito a vontade comunicando e transferindo conhecimento adquirido para as turmas, mas preciso desenvolver o lado mais metódico para cumprir as regras da academia (que é oque afasta tanto o profissional do acadêmico). Acredito que o maior desafio foi o fato de lecionar uma disciplina no Chile, algo realmente diferente de qualquer experiência no exterior que eu já havia passado, recomendo a todos os professores aplicar seus conhecimentos em uma cultura diferente, é um grande aprendizado. Com relação as turmas, pessoas maravilhosas, muitas relações e aprendizados que levarei para sempre. O recado para os alunos é o mesmo: se tiverem um projeto maluco, que a academia não aceita ou tem dificuldades de entender, me chamem, adoro desafios!

Na área Institucional, fui nomeado Vice-Presidente do Observatório de Marcas (Associação Internacional de Investigadores em Branding), um projeto  internacional que se propõe a investigar marcas e consumidores, e que me proporcionou conhecer grandes especialistas de Marcas do mundo como Fernando Olivares (Espanha), Francisco Más (Chile) e Maria Carminda Silvestre (Portugal). O Observatório está em franca expansão e a conexão entre academia e mercado é algo real, transformando artigos em aplicações práticas para o mercado, sendo que meu papel como é levar estas visões e práticas de mercado para dentro do projeto. Este ano demos os primeiros passos, 2011 será de expansão.

Tive a oportunidade de fazer palestras e apresentações para diversos tipos de públicos em diversas cidades brasileiras e também fora do país. Falei basicamente sobre Branding (gestão de marcas) e Mídias Sociais (também Redes Sociais), com as suas devidas variações e abrangências, mas sempre direcionado para o lado de tendências, estratégias e aplicações de práticas de mercado. Em cada apresentação destas aprendi, cresci e me encontrei um pouquinho mais, e espero muito mais em 2011.

Além destas relações com linha de pensamento bem definidas, houveram mais algumas pessoas muito importantes neste ano. Daniel Mello (Gomarket), Dado Schneider, Jonatas Abbott (Dinamize), Marcos Delavald (Odnet) e Nenê Zimmermann (Starter). Cada um com uma característica e com um momento marcante em minha mente, um que se mostra sempre guerreiro quando enfrentas as dificuldades, outro direto e franco para puxar a orelha no momento necessário, outro que mostra-se amigo na hora que realmente se precisa e o outro que tem um espírito empreendedor que parece que nunca desliga. Cada um enxerga-se dentro do contexto, e não preciso detalhar, mas fica um sincero Obrigado! Aprendo sempre, e nunca quero parar de aprender, e vocês provam que em qualquer circunstância é possível de se tirar uma lição.

Chego neste final de 2010 sem uma dúvida que me acompanhava nos últimos 3 anos, a área de Comunicação é onde tenho que estar de forma efetiva, seja como empreendedor, executivo, pesquisador, professor, palestrante ou aluno. Por isto, meu “silêncio” neste final de ano, preparo muitas novidades para 2011, e podem ter certeza que tudo que agreguei de conhecimento neste ano será de alguma forma aplicada nos próximos projetos. Como todos sabem, sou um Estrategista, e preciso do conhecimento, do planejamento e da experiência para estruturar as ideias e aplicá-las em forma de projeto, e posso afirmar que está quase tudo pronto.

Encerro esta carta de final de ano dizendo que resolvi publicá-la de forma aberta em meu blog por um motivo muito claro: descobri a colaboração. Pessoas de todas as partes do Brasil e até do mundo participam de alguma forma desta transformação. Todos os dias recebo emails e comentários através das mídias sociais que contribuem de forma direta para o meu desenvolvimento e consequentemente para os resultados do meu trabalho.

Obrigado 2010.

A pausa estratégia é necessária, dela virá muita coisa boa.

Que venha 2011!!!

 

by Cappra 😉

 

retirado do site do Cappra 

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