Chega o dia em que precisamos decidir que caminho iremos seguir. Para alguns, este momento vem mais rápido, impulsionado pela influência da família, dos amigos… Para outros demora um pouco mais. Conheci um jovem que começou três faculdades, não levou nenhuma a diante. Fez um curso de logística e hoje comercializa pacotes de viagem turística, e é muito feliz por isso.

Para sabermos qual caminho iremos seguir, é necessário que saibamos quem nós somos, aquilo que nos motiva, mobiliza e nos deixa felizes. Já passou o tempo em que o fim do ensino médio significava a escolha derradeira e definitiva de nossas vidas. Quanta gente frustrada em sua profissão a gente encontra por ai…

Ouso lhe dar algumas dicas aqui. O primeiro passo no autoconhecimento profissional está na busca de informações sobre a profissão ou carreira a ser seguida. Saiba como tudo funciona, descubra a dor e a delícia daquela profissão, para não ser surpreendido ali na frente.

Falar com profissionais que atuam naquela área de interesse é alternativa. Nada melhor do que pegar a opinião de alguém que está diretamente envolvido com a causa, não é mesmo. Dificilmente alguém irá negar esta opinião, e ela pode ser valiosa, quando bem utilizada. Não dê ouvidos à pressão. Lembra-se da história que eu contei no início deste artigo? Tenha calma, experimente… Ninguém pode dizer que o sorvete de sabor limão é ruim, sem antes tê-lo experimentado. Não se forte de se lambuzar deste sorvete, antes de escolher sua carreira.

Saiba o que você quer. Eu sei que isso é bem difícil, afinal, a gente quer tanta coisa, não é mesmo. Mas uma escolha profissional passa, essencialmente pelo gosto pessoal. Balela de quem diz que a vida fica do lado de fora da empresa. O ser é único, um só. Vive tudo, está feliz e triste com tudo.

Por fim, teste a sua afinidade. Faça uma experiência prática. Se coloque no lugar de um profissional da área em que deseja atuar, e tente viver por um dia o que ele vive. Ao final, você terá certo do que quer, tenha certeza. Boa sorte na busca pela felicidade na carreira.

Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.
Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.