Existe um pensamento que é muito antigo, tão antigo quanto às pessoas que ainda “compartilham” dele, que prega que o conhecimento deve ser guardado. Do tipo eu sei e ponto. Se eu sei, ninguém mais pode saber, pois quem também souber fará concorrência para minha empresa.

Gente, eu já escrevi tanto sobre isso, mas não custa retomar o pensamento. Volto ao título para lhe dizer que compartilhar é somar e não diminuir ou dividir. O conhecimento é a única coisa na vida da gente que não ocupa espaço. A gente acumula gostos, experiências, conhecimento profissional, notícias e informações e faz da vida um momento melhor, a partir daquilo que é bom, dá certo e não faz mal. Se faz mal e a gente sabe disso, é porque sabia, mas fez errado sabendo.

Passada minha retórica sobre certo ou errado, volto ao tema central deste escrito: dividir para multiplicar. É antagônico isto que eu escrevo neste parágrafo, mas faz todo o sentido. Não é possível, tão pouco admissível que ainda se queira guardar segredos ascender sozinho. É óbvio, antes que alguém me questione, que existem segredos industriais, de expertise e de negócio que precisam ser mantidos. A final, alguém encontrou respostas para o desejo de seus consumidores, dos seus clientes.

Mas ninguém é o dono da verdade. Nem eu, que me aventuro uma vez por semana, a produzir escritos com temas empresariais, de tecnologia e comportamento. Eu sou um eterno aprendiz e por mais clichê que seja esta minha declaração, ela faz toda a diferença, a partir da forma como eu me coloco diante do aprendizado, clientes, amigos e concorrentes.

Aprendo com meus erros, com meus acertos. Com o que leio, com o que me dizem, com as informações que compartilham comigo e com aquilo que eu devolvo, por meio de meus textos, por conta do meu trabalho e através da minha postura, de compartilhar sempre.

Lembre-se: contrariando as leis da matemática, nas quais a operação de divisão é a que se aproxima do verbo compartilhar, some dividindo, compartilhando. Distribua conhecimento, faça de sua experiência na
terra um momento de difusão do saber e seja referência nisso para quem lhe acompanha. Some compartilhando!

Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.
Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.