Apenas com aumento salarial podemos motivar alguém?

Sonho de 10 entre 10 empresários, gestores e líderes de equipe é ver seus subordinados – os colaboradores de uma organização -, felizes e motivados. Quem está motivado, como a própria expressão significa, encontra motivos para realizar suas tarefas, tem objetivo, sonha com algo, busca alcanças, em suma.

Mas como se motiva alguém? Os mais céticos dirão aqui: aumentando o salário. Justo, a final, quem tem contas para pagar encontra motivo em produzir para receber, vende o trabalho, na lógica do mercado, conforme as melhores teorias sociológicas já editadas e lidas.

Mas desde o tempo de Jesus Cristo se dizia que nem só de pão vive o homem, mas sim, de toda a palavra da boca de Deus… Palavra, capacidade de comunicar e traduzir aquilo que buscamos expressar. Neste contexto, apresentamos o reconhecimento, o incentivo como o elemento mais poderoso para se motivar alguém.

O reconhecimento não necessita ser, essencialmente financeiro. Existem mil formas de elevar a moral de alguém, do tipo, levantar a bola mesmo, por meio do reconhecimento. Um simples “parabéns”, dito na hora certa, naquela sacada incrível, muda tudo. Faz com que pessoa sinta-se útil, valiosa, preciosa. Motivar é incentivar, dar condições para que o colaborador cresça, faça parte do plano e crie objetivos em cima do seu projeto.

É fácil, não. É um aprendizado. Assim como não aprendemos a agradecer elogios, e a isto quero fazer um parêntese. Como nos é fácil desenhar de nós mesmos. Quantas vezes já não vieram lhe trazer um elogio e você, ao invés de agradecer, estufar o peito e seguir, disse: nem é nada, nem é pra tanto…
…Voltando, aprenda primeiro a se permitir o elogio, depois espalhe ele entre os seus. Crie planos em sua empresa, metas – prêmios. Volto a dizer aqui, não precisa ser tudo em dinheiro. Surpreenda as boas ideias de seus funcionários, parceiros e colegas. Vire a chave do poder e reconheça o esforço do outro, recompensando-o, no caminho da motivação. O resultado será incrível a você, a sua empresa e ao seu colega reconhecido.

Até a próxima semana 

Imagem: Divulgação

Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.