Quantas vezes já não nos deparamos com a seguinte indagação: será que eu fiz tudo que podia? Qual é o meu limite, ou melhor, como eu posso usar melhor meu tempo e ser mais eficiente, produtivo e prático.
Creio que todos nós, em um dado momento da vida, nos questionamos sobre nossa postura, rendimento e sobre a possibilidade de sermos mais dinâmicos. Muito bem, se a sua inquietação é igual a minha, vamos seguindo na leitura. Criamos uma “tábua” com 15 mandamentos – cinco a mais do que os da lei de Deus -, para mostrar que é possível ir um pouco além quando o assunto é ser produtivo.
Dividimos em duas etapas este “ensinamento”, para que a leitura não fique pesada, nem cansativa e que você não perca muito do seu preciso tempo, aprendendo a se tornar mais eficiente.

Os oito mandamentos da primeira parte

I – Reduzirás o tempo nas redes sociais. Estas plataformas foram criadas com diferentes finalidades, uma delas, é entreter o usuário e fazer com que ele fique muito tempo conectado. Experimente visitar mais rápido, sem navegar muito tempo, ou interagir com tudo. Lance um olhar mais frio sobre aquele ambiente. Você vai ver como o tempo irá render.

II – Terás uma hora fixa para dormir e para acordar. A medicina recomenda de 7 a 9 horas de sono, por dia. Aí, você precisa organizar este horário, fixando uma hora limite para apagar os olhos e despertar, no dia seguinte. Regulando esta rotina, sobra tempo para administrar com suas tarefas.

III – Farás coisas úteis nas horas de folga. É preciso descansar, sim, mas o ócio é a oficina do demônio. Quem tal aproveitar o tempo livre para visitar um amigo, propor-lhe uma ideia. Trocar um cartão com um contato novo, em meio a um cafezinho? Eu acredito que será um tempo muito bem ocupado, em um mix de lazer e aproveitamento.

IV – Lerás as escrituras e tudo mais que te interessares. Cultivar o hábito da leitura é um grande exercício para eficiência. Quem lê sabe mais, vive mais, conhece mais, logo… Aproveita melhor seu tempo.

V – Cuidarás da tua saúde mental. Sempre! Estar bem, e sentir se bem é estar com a mente sã. Uma mente com saúde responde aos impulsos com maior rapidez. Pensa rápido, age com critérios e consegue seguir uma programação de tempo e tarefas. Tenha uma cabeça “boa”, que tudo vai bem.

VI – Exercitarás teu corpo. Uma rotina, mesmo que corrida, mas regrada por exercícios físicos contribui com a saúde, faz com que sua vida seja melhor e assim, seu trabalho seja mais produtivo. O tempo dedicado a uma atividade física é o momento de encontrar-se consigo mesmo, de descobrir o prazer da vida e de melhorar o bem-estar. Faça exercício e viva melhor.

VII – Te alimentarás sem exagero. Uma alimentação saudável, associada a horas de sono adequadas e exercícios físicos formam a combinação perfeita para manter o corpo equilibrado, e assim, a vida produtiva. É preciso tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. Vai por mim que dá certo.

VIII – Farás um cronograma de tuas atividades rotineiras. Para conseguir administrar o tempo e tornar-se uma pessoa produtiva é muito importante criar uma escala, uma lista de tarefas, prevendo pausas, retornos, intervalos e tempo dedicado ao trabalho. Quem coloca no papel – e cumpre – aquilo que deseja fazer ao longo do dia, vence o cronograma do dia, sempre.

… Continua na semana que vem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.