Você já deve ter ouvido um milhão de vezes a expressão: “tempo é dinheiro”, não é mesmo? Muito bem, e quantas vezes destas que você ouviu (um milhão e um agora), você parou para pensar que isto realmente poderia ser verdade? Se parou agora, que bom, vamos lá, falar sobre o tempo.

Vinícius de Morais o descrevia como o “assassino das paixões”, claro… O tempo para quem ama é o pior dos castigos, parece que ele nunca passa. No entanto, cada vez mais em nosso cotidiano acelerado, tempo é recurso, sim. Quem consegue organizar seu tempo da melhor maneira é rico, pois gerencia suas atividades de forma conseguir fazer tudo sem chegar ao fim do dia com a impressão que carregou um elefante nas costas, ou com aquela sensação que esqueceu de fazer alguma coisa.

Somos multimídia, multimeios e multitarefa, no entanto, o tempo é um só, e às vezes, até cruel com quem se perde na poeira da ampulheta. Façamos o seguinte: que tal criar umas regrinhas para o vindouro 2019, que já tem só 11 meses pela frente? Vamos planejar o nosso tempo? Siga umas pequenas regrinhas que separamos para a prosa de hoje.

Siga estas quarto regras básicas;

 PRIMEIRO: Comprometa-se com suas metas. Não adianta ter pulado sete ondas, ter comido sete uvas e encher a carteira de lentilha no Ano-novo, se a prosperidade ficou só na vontade, lá atrás. Organize as suas metas por meses, bimestres, semestres. Assim começa o nosso planejamento do tempo, que está correndo…

SEMANA: Faça um planejamento semanal, dividindo as suas tarefas e compromissos em classes, tipo, A – B – C, por exemplo. Classifique-as de acordo com a prioridade. Quando começar a fazer as suas tarefas, faça uma de cada vez. Não adianta abrir dez abas no seu navegador, por exemplo. A sua atenção é uma só, você terá que fazer uma de cada vez. Para dar mais eficiência, pratique a regra 20/80. Utilize 20% do seu esforço para concluir 80% da tarefa. O trabalho pesado, sob tensão e pressão não favorece ninguém. Vai na calma que vai melhor. Quando estiver na “lida”, evite abrir e-mails desnecessários. Temos contas pessoas, ou até mesmo a da empresa… Mas nem tudo interessa. Tire um tempo para ler as mensagens em outro horário. Seu tempo há de render muito mais.

REGRAS: Além de se policiar, comprometa sua equipe, seus funcionários. Crie regras claras para que eles também sejam mais produtivos, e aproveitem o tempo em serviço para executá-lo, segundo o seu modelo. Seja claro nestas regras, por favor.

VEJA: Preste atenção aos detalhes do seu dia, do que lhe rodeia, e resolva tudo na hora. Não deixe pendências para depois, elas se transformam em atraso, sempre. Carregue seu material de trabalho para onde for. Não é a intenção que sua vida vire um inferno, não! Mas uma fila de espera de banco, um saguão de aeroporto pode virar o local ideal para concluir um trabalho. Por fim, programe seu celular. Coloque lembretes, faça com que a tecnologia que lhe acompanha o dia todo ajude na conclusão de tarefas. Existe um universo de aplicativos que ajudam a administrar o tempo. Vai dar certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.