O especialista Marcos Aurélio Delavald de dá algumas dicas fundamentais para planejar as os negócios do próximo ano

Estamos a poucos dias de encerrar o 2018. 

Para uns, foi o ano de recuperação econômica, para outros, deu para passar e chegar até aqui, na esperança de um 2019 melhor e mais próspero. É preciso ter esperança, lógico, mas ela sozinha morre cedo e nos condena a passar mais um ano sonhando com algo melhor.

É preciso planejar, estudar o que se pretende fazer e olhar em volta, ver o que os outros estão fazendo. Nas próximas três semanas, ou seja, até a primeira semana de 2019 vamos falar sobre isto, ok?

Mas voltando ao verbo de ação neste texto: planejar. 

Quantas coisas planejamos para nossas vidas neste último ano? 

Sempre vamos encontrar aqueles que dizem, prefiro viver sem planos, esperar o que o destino me reserva. Aplauso para quem não precisa planejar ou se programar, deixa a vida levar (…). 

No mundo dos negócios, não é bem assim. É preciso criar metas, discutir, propor, pensar e planejar sempre. Mas não deixe isso apenas em sua cabeça, vamos fazer um exercício bem divertido, ele vale para quem nunca planejou nada.

Escreva uma carta, endereçada para você mesmo, com a data de 31 de dezembro de 2019 – ou seja, um ano para frente. Nela conte tudo que achar importante, tudo aquilo que te aconteceu, ou melhor, aquilo que você gostaria que lhe tivesse acontecido durante o próximo ano. Escreva esta carta, guarde e sempre que puder, leia ela.

Sabe o que é isso? Programar seu cérebro para que você faça planos. Quem nunca fez, experimente o resultado às vezes é surpreendente. Porém, para o seu negócio, faça diferente. 

Coloque em um caderno tudo aquilo que você quer para o seu negócio. Todos os projetos e metas que você tem para o próximo ano. Nas próximas duas semanas, a gente vai tratar aqui de conceitos de marketing, pessoal, empreendedorismo e finanças. 

Tudo isso é pra te ajudar a colocar em prática os teus planos em 2019. 

Fique esperto!

Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.