Prospectar vem do latim e significa descobrir algo que está guardado. Em vendas é pesquisar e achar clientes

Quantas vezes já não ficamos marcando touca, esperando uma resposta que nunca chega. É só uma ligação, depende de uma ligação, mas ela nunca acontece, ou aquele diretor responsável pela decisão nunca está na companhia, nunca pode atender. Esquece e siga adiante.

Anualmente, dedicamos horas afio esperando por respostas, por confirmações que nunca chegam. A palavra “próximo”, deveria ser a máxima na prospecção de clientes, dentro de uma empresa. Não deu por telefone, derruba e vai para o próximo. Por e-mail, não responde, deixa de lado e segue para o próximo. O gerente não pode me receber, passa para a próxima entrevista.

No íntimo, a gente acaba se apegando a uma lista. É comum pensarmos: vou tentar de novo, quem sabe em outro horário dá certo, outro dia. Isto está errado.

É preciso ir tentando e descartando, pois no fim de um mês, por exemplo, será possível medir se suas listas são mesmo eficientes, se seus contatos são quentes, ou qual é a taxa de aproveitamento em seus contatos de pré-venda. Se no final das contas estiver perdendo muito tempo com insucesso, esta é a hora de rever a sua lista.

Prospectar vem do latim e significa descobrir algo que está guardado. Em vendas é pesquisar e achar clientes. Mas não dá para ficar o tempo todo prospectando, por isso, não deu certo, vá em frente. Crie novos contatos, construa caminhos diferentes. Mire em consumidores e propostas diferenciadas, e quando não dá certo, siga em frente.

Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.

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