O marketing é a ferramenta da comunicação para alavancar vendas. Então, coloque gente para trabalhar com seus robôs.

 

Parece redundante começar um artigo dizendo que a comunicação é humana, haja vista que, comunicar – comungar, comum -, são verbos que dão origem ao conceito de comunicação e são essencialmente humanos. No entanto, em meio às múltiplas oportunidades que a tecnologia nos oferta, entre elas a inteligência artificial, é preciso fazer uma ressalva, especialmente quando o assunto é marketing para gerar vendas.

O poder de fogo das ferramentas de inteligência artificial é quase ilimitado. Estes maravilhosos robôs e suas programações conseguem fazer quase tudo sozinhos, menos ser humanos. E agir como eles, mais difícil ainda.
O uso da inteligência artificial no marketing de sua empresa precisa estar focado no ser humano.

É preciso personalizar esta inteligência, ao exemplo do que já ocorre em diversos países ao redor do mundo. Para isso, sua equipe de tecnologia da informação, a famosa “TI”, precisa atuar de forma integrada com a área do marketing e da comunicação, para que juntas, tornem mais humano um processo que comprovadamente dá resultados, mas depende exclusivamente do homem para existir. É ambíguo pensar isto, mas se não existir o humano, não é necessária a inteligência artificial.

Duas dicas, neste processo de humanização de seu atendimento eletrônico são super válidas. Personalize ao máximo o seu atendimento. Invista em assistentes de inteligência artificial, como a Siri, da Appel, ou a Bia, do Bradesco. Deixe seu suporte “conversar” com o seu cliente. Ele se sente acolhido, parece que a máquina torna-se mais próxima, e num lampejo de humanidade, abraça o cliente.

A outra dica é envolver o seu consumidor com outras pessoas, que já conhecem a sua marca. Todos somos criaturas sociais, que vivem em grupos, em sociedade. Usar o monitoramento das redes sociais digitais, e elencar pessoas influentes, como blogueiros e influenciadores digitais, algo que está na moda, ajudam a abraçar seu público, potencializando todo o investimento em tecnologia da inteligência artificial. Lembre-se, a comunicação é feita de gente, para gente. O marketing é a ferramenta da comunicação para alavancar vendas. Então, coloque gente para trabalhar com seus robôs.

Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *